sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Instalando Wing Rack Ducarro.

     Quando a gente pensa em rack, vem logo à cabeça aquelas travessas quadradonas, sem preocupação com o visual, e que por isso mesmo, fazem um barulhão de vento.
     A Ducarro, preocupada com o visual dos carros novos, pesquisou bastante e criou o primeiro rack-design do mercado.     O Wing Rack, surgiu da percepção de um apaixonado por carros de São Carlos, interior de São Paulo.     Dawton Queiroz, empresário do ramo automotivo, precisou instalar um rack em seu carro, para complementar o espaço do porta-malas, e ficou indignado com o visual despreocupado dos produtos que encontrou à venda.
     À partir daí, realizou uma pesquisa, que constatou que a maioria dos consumidores de racks nunca transportaram nada sobre o carro, mas colocavam o acessório apenas como enfeite.     Então, com a ajuda de profissionais da área de engenharia, design e aerodinâmica, desenvolveu o Wing Rack, projetado em túnel de vento, para também diminuir o arrasto e ruído.
     Além de bonito, e ecologicamente correto, o Wing Rack também é o mais resistente do mercado, e o único rack de alumínio com asas intercambiáveis entre mais de 60 modelos de automóveis, ou seja, a loja compra as asas separadamente das garras.
     Dessa forma, com 4 tamanhos de asas é possível atender mais de 60 carros diferentes, bastando ter a garra do modelo.
     A Ducarro inovou também a forma de instalar o rack: agora, mesmo sem nenhuma experiência anterior, um único instalador consegue instalar o rack em menos de 10 minutos.     Acompanhe.

                             1. Retire as asas e as garras de suas embalagens.

                           2. Com o auxílio da régua (inserida no manual) e
                                de fita adesiva, marque os pontos de fixação. 
                               Aqui já foi aplicado o filme protetor (incluso).


3. As garras já vêm com dupla-face. Cole sobre o filme.


4. Encaixe o acabamento e repita a
operação nas outras três garras.

5.Sobreponha as asas, parafuse-as e encaixe o acabamento.

     
   Parece fácil, mas na prática é mais fácil ainda.     Veja o vídeo em http://www.ducarro.com.br/install/install.htm, no site do fabricante.
      
      Os racks são oferecidos nos modelos Sport (fotos) e Tradicional (mais estreito); e nas cores preto e prata.
      Dúvidas e onde comprar: bigtuner.junior@gmail.com



     




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Elétrica Automotiva: Norma DIN

      Vamos tentar esclarecer aos instaladores o que são aqueles números existentes em terminais de relês, tomadas, conectores...que encontramos quando instalamos um equipamento elétrico em veículos.

      Ao contrário do que muitos pensam, esses números não estão ali por acaso, nem são escolhidos aleatoriamente pela montadora "X" ou pela fábrica "Y".
      Seguem normas aceitas por todas as montadoras, conhecidas por Norma DIN, uma lista de normas publicadas pela Deutsches Institut für Normung (Instituto Alemão para Normatização).
      Lembra-se do "tamanho DIN",  ou "tamanho 2 DIN", "conector DIN", etc?  Então: é tudo normatizado.
      Sendo assim, se voce tiver a tabela de números da Norma DIN anotados em sua bancada, o serviço pode sair muito mais rápido.
      Segue abaixo uma tabela com os principais números que encontramos.


Código
               Função
Código
                Função
    C
Saída Lâmp Piloto
    54
Luz de Freio
    K1
Saída Lâmp Piloto 1
     S
Para Temporizadores
    K2
Saída Lâmp Piloto 2
    54L
P/ Lâmp.Carreta Esq
     T
Posit.Esguicho Limp
    54R
P/ Lâmp. Carreta Dir
     I
Chave Tempor Limp
    54G
Válvula Retardo Freio
     L
Chave Seta Esquerda
    55
Lâmpada Neblina
     R
Chave Seta Direita
    56
Posit.Farol Alto/Baixo
    LL
Saída Seta Esq Cavalo
    56a
Farol Alto
    RR
Saída Seta Dir  Cavalo
    56b
Farol Baixo
     1
Bobina Ignição
    57
Lâmp Posição Lateral
    1a
Platinado
    57a
Lâmp Estacionamento
     4
Bobina Ign Alta Tensão
    57L
Lâmp Estac Esq
    15
Positivo Pós-Chave
    57R
Lâmp Estac Dir
    30
Positivo Direto Bateria
    58
Lâmp Placas
    30a
Chave Selet Série/Paral
    58d
Lâmp Painel
    31
Negativo/Massa
    58L
Lâmp Posição Esq
    31b
Negativo via Chave/Relê
    58R
Lâmp Posição Dir
    31c
Negativo Esguicho
    71a
Buzina
    49
Positivo Relê Piscas
    72
Alarme
    49a
Saída Lâmp relê Pisca
    75
Acend Cigarros/Rádio
    50
Motor Arranque
    81
Chave Selet NF entrada
    51
Alternador
    81a
Chave Selet Contato NF
    53
+ Motor Limp Pára-brisa
    85
Negativo Bobina Relê
    53a
Automático parada Limp
    86
Positivo Bobina Relê
    53c
Entrada Posit. Esguicho
    87
Terminal NA Relê
    53e
Esguicho
    87a
Terminal NF Relê
    53m
Saída Motor Limp.
    87b
2º Terminal NA Relê
    53s
Retorno Motor Limp.
    S
Saída W do Interruptor


      Vale lembrar que, "NA" é normalmente aberto e "NF" normalmente fechado,e valem tanto para linha 12 ou 24 Volts.
      Agora, quando você for instalar um engate, por exemplo, vai ficar bem mais fácil.

      Na tomada do engate temos:
      Pino 1:.............."L"..................Chave Seta Esquerda
      Pino 2:..............54c..................(não usado)
      Pino 3:...............31..................Terra/Massa
      Pino 4:.............."R".................Chave Seta Direita
      Pino 5:..............58R.................Lâmpada Posição Direita
      Pino 6:...............54...................Luz de Freio
      Pino Central:......58L.................Lâmp Pos Esq(não é usado nas carretas)

      Espero, com isso, ter esclarecido algumas dúvidas que ficaram na matéria sobre engates.

      Abraço.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Prevenindo Roubos e Furtos.

     O que determina a escolha de um assaltante por um ou outro carro?
     Segundo conta o Dr. Jorge Lordello (especialista em segurança) em livros publicados sobre o assunto, a escolha é determinada pela oportunidade.
     Sendo assim, podemos dizer que, pelo menos na maioria das vezes, a vítima "deu mole".

     Então vamos às dicas para desestimular a ação do marginal.
     Segundo dados das seguradoras, veículos de 4 portas , cor prata (e suas variações), são os preferidos em assaltos.
     E o Gol tem o maior volume de ocorrências, até por que, também tem o maior volume nas vendas e maior frota no país.    Honda CG, Uno e Palio seguem a lista.     Quanto ao horário, mais da metade dos roubos ou furtos de veículos, e sequestros relâmpagos, acontecem entre 18 e 24 horas.

O Alvo...

     Um carro parado esperando alguém entrar ou sair, também é um alvo fácil, por que o motorista normalmente se distrai nessas situações.
     Antes de parar, observe os arredores, e limite o tempo das despedidas ao mais breve possível.
       A operação de entrar e sair da garagem, sem portão automático, expõe o motorista a um tempo, em média, 3 vezes maior do que com portão automático.     Acredite: é muita coisa; algo perto de 1 minuto a mais de exposição.     Vale lembrar: se avistar algum desconhecido próximo ao seu portão, não pare o carro.    Faça uma volta pelo quarteirão e na dúvida ligue 190.

     Já reparou que seguranças particulares usam sempre óculos escuros?    Isso é para que não se saiba para onde estão olhando.     Ele pode estar olhando para você!
     É o mesmo princípio das películas de controle solar, ou filme (insulfilm é marca).     Com o filme, o assaltante não sabe quantas pessoas estão dentro do carro, e nem se estão acompanhando seus movimentos.     Assim, o fator surpresa, que é o aliado do bandido, deixa de existir.
     E o que vale para os seguranças vale para você: use sempre que possível óculos escuros.

O Semáforo.

     O semáforo é outro local vulnerável, mas até aqui podemos diminuir o risco de assalto.
     Quando avistar o semáforo fechado, aproxime-se lentamente, evitando parar.     Se o horário e local permitirem, prossiga com cuidado, mesmo com o semáforo fechado.     Caso precise parar, saiba que a primeira fila após a faixa  de pedestres, e os carros parados do lado esquerdo, são os preferidos para assalto.     O melhor é ficar nas fileiras de trás, e do centro para a direita.    
     Tente manter uma distância do carro da frente, suficiente para uma manobra evasiva, se precisar.
     Mas atenção : diferente do que li em alguns sites, NÃO deixe o carro engatado.     Como voce não é treinado para essas surpresas, deixar o carro engatado pode aumentar o risco de um tiro acidental, ou por que voce levará a mão para desengatar (e o bandido vai achar que voce irá engatar ou pegar algum objeto), ou por que no susto, e na ânsia de deixar o veículo, voce tirará o pé do pedal da embreagem e o carro dará um pulo pra frente.
     Caso tenha notado algum movimento suspeito antes de parar, encoste sua porta ao veículo à sua esquerda.     Não preciso nem dizer que todos os vidros devem estar fechados e as portas travadas durante as paradas nos semáforos.     Isso não impede um ataque com arma de fogo, mas inibe um ataque com faca ou estilete.

     Um cuidado que voce deve ter,  é não deixar no veículo documentos que identifiquem seu endereço, como conta de luz, telefone, e notas fiscais ( principalmente as de serviços feitos nas concessíonárias junto ao manual do carro), pois no caso de roubo do veículo, isso poderá levar o marginal até sua casa.     Ainda mais se voce deixa o controle do portão no quebra-sol do carro.     A Noxt (http://www.noxt.com.br/) fabrica um acessório bastante interessante para esse caso: o PISK, que é instalado junto ao farol alto do carro ou moto, e abre o portão com o piscar do farol.     Com isso, quem entra em seu carro nem fica sabendo que voce tem portão automático (casos de estacionamentos e lavadores), voce nunca perde o controle, nem o tem roubado (como já aconteceu comigo), e também nunca fica sem bateria do controle, já que usa a energia do carro.
     Já que citamos os estacionamentos, prefira parar neles ao invés de estacionar na rua.     Mas tente estacionar naqueles em que voce mesmo estaciona, tranca e leva as chaves.     Atenção: em um golpe bastante comum, o marginal troca o seu controle por um danificado.    Voce acha que é o seu que quebrou e substitui por outro, mas não reseta a sua central.      Se quem trocou sabe onde voce mora, fica fácil entrar depois de algum tempo.     Então, caso tenha algum controle danificado, ao gravar o novo, resete a central e grave todos novamente.

     Outra dica, diz respeito à atitude no trânsito.     Saber o que acontece ao seu redor, todo o tempo, não é questão apenas de segurança contra assalto, mas também uma forma de evitar acidentes.
     Olhar nos retrovisores deve ser um ato involuntário, que deve ocorrer a cada 7 segundos.     Pode parecer muito, mas depois de algum tempo voce nem nota que está fazendo isso, e seu cérebro já formou a imagem espacial em toda sua volta.     Assim, caso surja um imprevisto à sua frente, voce saberá se pode desviar, e pra qual lado, pois seu cérebro tem a localização dos obstáculos ao seu redor.
     Isso serve também pro caso de voce ser seguido.     Na estrada eu costumo memorizar os carros próximos e seus dois últimos números de placas.     Então, quando algum fica por perto por algum tempo, ou repetidas vezes, eu acelero um pouco, ou diminuo, e vejo o que acontece.     Na dúvida, pare em um restaurante, pedágio ou posto policial.
     Qualquer ação mostrará que voce está atento, e o fator surpresa contra voce será aniquilado.
     Porém, nada substitui o seguro.     Com ele voce não vai se preocupar com o bem durante um assalto, pode (tentar) manter a tranquilidade, e assim as chances de sair vivo dessa situação é muito maior.